Política de Assistência Estudantil passa por reformulação

Dados colhidos em consulta balizarão proposta de reformulação do auxílio aos estudantes

A Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE) realizou, durante o último mês de junho, uma consulta pública para reformulação da Política de Assistência Estudantil realizada pelo IFPE. A iniciativa foi realizada do dia cinco ao dia 23 de junho, por meio de um formulário eletrônico que deveria ser preenchido pelos membros da comunidade acadêmica (estudantes, pais ou responsáveis, professores e servidores).

De acordo com Lucas Dantas, diretor da DAE, o objetivo da pesquisa é melhorar as ações de assistência estudantil já realizadas pela instituição desde a criação do Programa Nacional de Assistência Estudantil, por meio do Decreto nº 7.234/2010. “A principal motivação da reformulação foi, sobretudo, a revisitação dos Programas e os anseios da comunidade acadêmica no tempo presente, considerando que nossa política de assistência estudantil já tem mais de 8 anos”, declarou o diretor, que presidiu a comissão institucional responsável pela reformulação.

Foi disponibilizada, junto ao formulário eletrônico, a minuta de reformulação sugerida pela comissão, além de espaço para dúvidas, sugestões e comentários dos participantes da pesquisa. A consulta contou com ampla participação da comunidade do IFPE em todo o Estado, especialmente dos campi do Recife e de Pesqueira. Cerca de 60% dos participantes da consulta afirmaram que a reformulação da política de assistência será satisfatória para os estudantes.

Para o estudante Magno Augusto, do Campus Pesqueira, é importante auxiliar os estudantes em momentos incertos como o atual. “A política de assistência estudantil tem se mostrado uma ferramenta essencial em um momento atípico e muito sensível, em que a comunidade acadêmica está parcialmente paralisada devido à pandemia que nos é acometida”, declarou.

“Qualquer mudança referente ao bem-estar dos estudantes dos IFs é válida, principalmente no que diz respeito à reestruturação dos programas de assistência ao aluno, que hoje são de ajuda mínima”, disse Adauto Victor, pai de estudante do Campus Recife.

Segundo o diretor da DAE, a novidade nessa reformulação é a inclusão de novos profissionais na equipe multiprofissional, bem como a revisão dos programas com possibilidade de acolher mais estudantes. “Este processo de reformulação, pautado na construção coletiva, no cuidado e no diálogo, é momento de avaliação, de sensibilidade institucional frente às demandas do corpo discente e tornará o IFPE ainda mais belo, inclusivo e democrático”, conclui Dantas.

Para mais detalhes sobre os resultados da consulta pública, clique aqui.