Proden abre consulta pública para elaboração de documento

Contribuições individuais podem ser enviadas até a próxima sexta-feira (21)

A Pró-reitoria de Ensino (Proden) abriu, nesta terça-feira (18), a consulta pública da minuta do documento de Orientações Normativas para a Oferta de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no IFPE. O envio de contribuições ao documento pode ser feito até a próxima sexta-feira (21) pelo e-mail ou através das Direções de Ensino (DE) e Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE).

A minuta do documento foi discutida e elaborada pela Comissão Especial, composta por representações da Proden (5 membros), dos campi agrícolas (2 membros), dos campi das expansões II (2 membros) e III (2 membros) e do campus Recife (2 membros). As reuniões ocorreram semanalmente, no período de 26 de setembro a 7 de novembro de 2019.

O documento de Orientações de Orientações Normativas para a Oferta de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no IFPE é necessário para a adequação dos cursos desta modalidade ao que determina a Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura do Ensino Médio. Entre as mudanças estão a ampliação do tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais, até 2022, definição de uma nova organização curricular, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

>> Minuta de documento contendo Orientações Normativas para a oferta de cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio.