Proext lança nova chamada para submissão de projeto de Iniciação Tecnológica

Inscrição de proposta pode ser feita até dia 15 de junho

A Pró-Reitoria de Extensão do IFPE (Proext) publicou, nesta terça-feira (8), uma nova chamada interna visando complementar a proposta do IFPE a ser submetida ao Edital Nacional do IFES, que pretende selecionar projeto voltado à promoção da iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental de escolas públicas, associados ao ensino, à pesquisa e à extensão.

A chamada interna do IFPE é voltada para todos os campi e Educação a Distância (EaD). Os interessados em submeter algum projeto terão o prazo de 8 a 15 deste mês para realizar a submissão, através do sistema de inscrição que pode ser acessado pelo seguinte endereço: Processos Seletivos – Campus Linhares | SIGEPS (ifes.edu.br)

A proposta deve prever o atendimento de, no mínimo, 280 beneficiários, que deverão ser necessariamente estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental, das redes públicas municipais e estaduais de educação básica, separadamente ou em conjunto. Estudantes do IFPE não serão contados como beneficiários. A participação dos beneficiários do projeto deve ter como objetivo sua iniciação tecnológica, com foco no ensino de programação aplicada, utilizando ferramentas que facilitem o aprendizado, como por exemplo Arduino, Raspberry Pi, softwares e kits de robótica, entre outras metodologias.

Os projetos podem ser formados por equipes com integrantes de diferentes campi do IFPE, de forma a ampliar a abrangência, e desde que a atuação dos bolsistas esteja adequada à metodologia definida no projeto.

Dúvidas sobre o processo de inscrição ou sobre a documentação devem ser enviadas para o e-mail
dext@reitoria.ifpe.edu.br, até às 18 horas do dia 13 de junho.

O resultado preliminar do projeto aprovado será anunciado dia 21 de junho e o final, após a interposição de recursos, sairá dia 25.

>> Confira a Chamada Interna nº 2 na íntegra.

>> Submeta seu projeto

>> Acesse os anexos:

• ANEXO I – MODELO DE PROJETO
  • ANEXO II – TERMO DE ANUÊNCIA DOS DIRETORES-GERAIS DOS CAMPI DO IFPE PARTICIPANTES DO PROJETO
  • ANEXO III – CARTA DE INTENÇÕES