Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Professor do IFPE é contemplado com bolsa de desenvolvimento tecnológico

Professor do IFPE é contemplado com bolsa de desenvolvimento tecnológico

Docente do Campus Afogados submeteu projeto para desenvolver bebida gaseificada de produto típico da região
por publicado: 14/03/2018 14h12 última modificação: 16/03/2018 08h45
O professor Luís Gomes tem doutorado em Bioctecnologia e é professor de Agroindústria do Campus Afogados

O professor do IFPE – Campus Afogados da Ingazeira, Luís Gomes de Moura Neto, foi um dos contemplados com a bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. O edital busca conceder financiamento a projetos desenvolvidos por pesquisadores com produção acadêmica e científica relevante no país.

Luís Gomes é membro do corpo docente do curso técnico em Agroindústria e vice-coordenador do grupo de pesquisa Inovação, Ciência e Tecnologia de Alimentos. No seu projeto de pesquisa, ele buscará desenvolver uma bebida gaseificada à base umbu, soro de leite e outros insumos encontrados na região do Sertão do Pajeú.

“A ideia é trabalhar com uma fruta que é encontrada em larga escola na região, poder diversificar sua oferta e, ao mesmo tempo, capacitar a mão de obra local para aperfeiçoar o processo de extração de poupa do umbu. É uma forma também de popularizar o consumo dessa fruta”, explicou o professor, que tem formação em Tecnologia de Alimentos e é doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde 2010, ele atua como docente no IFPE.