Projeto Clube do Livro realiza primeiro encontro do ano

Evento acontece virtualmente no dia 31 de março, com o tema “Peças Teatrais”

Desenvolvido conjuntamente por estudantes e professores dos campi Recife, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Palmares e Vitória, o Clube do Livro vai promover, no dia 31 de março, o seu primeiro encontro do ano. Coordenado atualmente pela professora Virgínia Freitas, do Campus Recife, o Clube nasceu em 2014, e em 2018 surgiu como projeto de extensão, com o objetivo de promover o hábito de leitura entre a comunidade externa e os estudantes desses campi, por meio de encontros mensais, e também proporcionar a formação de professores.

No dia 31 de março, às 18h, o Clube do Livro abre a temporada de encontros de 2021 com o tema “Peças Teatrais”. O evento, que será realizado virtualmente por meio do Google Meet, vai prestar homenagem ao Dia Mundial do Teatro, celebrado no dia 27 de março, e como sugestão de leitura para esse encontro, estão indicados os textos teatrais “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, “Escola de Mulheres”, de Molière e “Ordem dos Cavaleiros do Setestrelo”, do grupo LiterAtos. Todos esses livros estão disponíveis na bio do Instagram do projeto (@clubedolivronlp).

Para participar do encontro, que é aberto a todo público, não é preciso ter lido os três livros sugeridos, pois eles serão utilizados apenas para guiar a discussão. O evento também contará com a presença do escritor de uma das obras recomendadas: Rafael Setestrelo, professor do Campus Vitória de Santo Antão, autor da “Ordem dos Cavaleiros do Setestrelo” e líder do projeto de extensão LiterAtos.

Segundo a coordenadora do projeto, em tempos de polarização política e isolamento social, torna-se cada vez mais necessária a criação de espaços saudáveis para o diálogo. “Nós acreditamos que criar pontes é bem mais interessante do que defender pontos. Assim, por mais que a gente tenha o hábito de tratar temáticas polêmicas e complexas, por exemplo, a exploração da força do trabalho, a saúde mental, o preconceito racial e de gênero, acreditamos que a literatura seja um caminho para que possamos exercitar a alteridade e a empatia”. Além disso, para Virgínia, o processo de expansão regional do IFPE trouxe o desafio de conectar as ações dos docentes desses diversos campi: “Portanto, é nossa missão também viabilizar a troca de experiências de leitura que já existiam na prática desses professores de Língua Portuguesa”, destaca.

Para o próximo encontro, em abril, a coordenadora revela que o tema abordado será sobre o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, onde irão discutir obras de autores e autoras autistas ou obras que tenham personagens no espectro. Na programação de 2021, está previsto também um evento para o segundo semestre, no qual será realizada a formação de professores não só do IFPE, mas também de docentes das redes municipais, estaduais e particulares de Pernambuco, por meio de parcerias com as Secretarias de Educação do estado.

>> Acesse AQUI o link para participar do encontro