Repositório Institucional do IFPE: uma trajetória de conquistas e desafios

A plataforma é referência de memória intelectual do Instituto

Lançado oficialmente em 2018, o Repositório Institucional do IFPE guarda uma trajetória de conquistas e desafios desde a sua implantação. A ferramenta, que reúne em local virtual a produção científica do Instituto, tem uma expressiva importância na ampliação e visibilidade do IFPE e de seus pesquisadores, assim como na investigação no cenário nacional e internacional no meio técnico e tecnológico. Além de preservar a memória intelectual do Instituto, o Repositório promove o acesso livre às informações produzidas e voltadas, prioritariamente, às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Segundo Amanda Tavares, bibliotecária e atual coordenadora das ações do Repositório Institucional do IFPE, mesmo sem ter sido ainda lançado, desde 2015 as atividades do Repositório vêm sendo desenvolvidas na instituição, por meio de uma equipe coordenadora e uma equipe gestora composta por técnicos de informática e bibliotecários em cada campus do Instituto. “Inicialmente povoaram a plataforma as dissertações do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental do Campus Recife, o que permitiu ao IFPE participação ativa na Rede Nordeste de Repositórios Digitais (RENERE) e no GT da Rede Federal de Educação, Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CBBI), detalha a bibliotecária.

Amanda destaca ainda que, durante a pandemia, foram realizados treinamentos com os bibliotecários via sistema de bibliotecas do IFPE (SIBI), e com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proden), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) e da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Tecnologias (DADT), têm-se aumentado a quantidade de objetos povoados que agora, além do campus Recife, conta com a produção dos Campi Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Educação a Distância (EaD) e Jaboatão dos Guararapes, aguardando também a adesão dos demais campi.

Em agosto deste ano, a plataforma teve um grande conquista. Agora, o Repositório Institucional do IFPE passa a ser coletado pelo Portal Oasisbr, que é o portal brasileiro que reúne a produção científica nacional em acesso aberto e é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Amanda explica que esse portal permite, por meio de uma única interface, a pesquisa simultânea em repositórios digitais, teses e dissertações e periódicos científicos eletrônicos. Também é possível consultar e fazer o download do texto completo, sem nenhum custo, de artigos científicos, teses, dissertações, livros, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos, entre outros documentos.

O Repositório tem levado nossas pesquisas, nossos pesquisadores e nosso instituto a serem validados e disseminados entre os pares, pela comunidade científica no Brasil e no exterior, e é só o começo de uma longa trajetória a seguir”, enfatiza a coordenadora.

Para conhecer um pouco mais sobre essa plataforma, visite o Repositório Institucional do IFPE nesse link: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/