Sai resultado preliminar das inscrições dos candidatos a membros ao Consup

A interposição de recursos pode ser feita até esta sexta (04)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) publicou, nesta quinta-feira (03), o resultado preliminar das inscrições dos candidatos para escolha dos novos membros do Conselho Superior do IFPE (Consup) para o biênio 2023-2025.

>>> Confira aqui o resultado preliminar

A interposição de recursos ao resultado preliminar poderá ser feita até às 23h59 desta sexta (04), pelo e-mail: eleicoesconsup@reitoria.ifpe.edu.br.

O resultado dos recursos interpostos e a homologação das inscrições de candidatos será publicada nesta segunda-feira (07/11).

O prazo para realização de campanha eleitoral vai de 08 a 29 de novembro de 2022 e será veiculada através dos meios digitais informados pelos candidatos na inscrição.

Pleito – As eleições vão acontecer das 8 horas do dia 01 de dezembro até às 17 horas do dia 02 de dezembro, de forma virtual, através do sistema Fluxo IFPE. Todo o processo eleitoral será conduzido por uma comissão formada por três conselheiros titulares do atual mandato e, no impedimento desses, por servidores da Reitoria, indicados pela Presidência do Conselho Superior.

São considerados eleitores servidores ativos (docentes e técnicos-administrativos) e aposentados, discentes regularmente matriculados e/ou com matrícula-vínculo e discentes egressos do IFPE. Para poder votar, o eleitor precisa estar com o cadastro devidamente atualizado no Acesso Unificado do IFPE, sendo recomendável que o mesmo verifique seu cadastro no período entre 14 a 31 de outubro, de forma a se habilitar a participar do processo eleitoral. O eleitor egresso deverá acessar o sistema no período compreendido entre 17/10 e 21/11 para realizar o cadastro ao Acesso unificado do IFPE.

Sobre o Conselho – O Consup é o órgão máximo da instituição e tem caráter consultivo e deliberativo. É formado por representantes dos segmentos docente, discente, técnico-administrativos, egressos e aposentados, além de membros da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes. É também responsável por aprovar diretrizes de atuação do IFPE, além de deliberar sobre a política educacional, programas e projetos institucionais bem como questões administrativas. Seus membros são escolhidos pela comunidade acadêmica a cada dois anos. Confira abaixo a formação do colegiado:

• O(a) reitor (a) como presidente
  • Representação de 2/3 do número de campi destinada a servidores docentes
  • Representação de 2/3 do número de campi destinada ao corpo discente
  • Representação de 2/3 do número de campi destinada aos técnicos-administrativos
  • dois representantes dos egressos, sendo um da área agrícola e um da área industrial
  • seis representantes da sociedade civil, sem vínculo funcional ou estudantil com o IFPE, sendo dois indicados por entidades patronais, dois indicados por entidades dos trabalhadores, dois representantes do setor público e/ou de empresas estatais, designados na forma regimental
  • um representante do Ministério da Educação, designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação
  • Representação de 2/3 dos Diretores-Gerais de Campi
  • um representante dos servidores aposentados

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: eleicoesconsup@reitoria.ifpe.edu.br

=> Consulte a resolução do CONSUP nº 153 de 2022 com o edital do processo eleitoral / errata do edital