Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas recebe conceito 5 do MEC

Ofertado desde 2019 no Campus Garanhuns, o curso obteve nota máxima em sua primeira avaliação

O curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), ofertado desde 2019 no Campus Garanhuns do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), recebeu conceito 5 em sua primeira avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a título de reconhecimento do curso.

O resultado da avaliação é considerado bastante positivo e de extrema importância por todos da Instituição, visto que a escala de pontuação vai de 1 (nota mínima) a 5 (nota máxima). “Esse é um grande resultado, que ajuda a consolidar o trabalho contínuo de aperfeiçoamento dos nossos cursos”, avalia o pró-reitor de ensino do IFPE, Assis Leão.

A avaliação baseia-se na análise de aspectos gerais sobre a instituição, como infraestrutura, acessibilidade, assistência estudantil e investimentos realizados para estruturação do curso com salas de aulas e laboratórios. Outros pontos importantes da avaliação são o corpo docente e a análise dos/as estudantes sobre o curso.

O coordenador de TADS, Rafael Galvão de Mesquita, acredita que o resultado da avaliação mostra que o curso vem dando certo, atendendo às expectativas de sua criação. “A nota (conceito) é um reflexo do que está acontecendo na realidade: um corpo docente formado por doutores e mestres, investimentos em pesquisa e extensão, uma boa estrutura e um programa eficiente de assistência estudantil para conter a evasão”, avalia.

Para o diretor-geral do Campus Garanhuns, José Roberto Amaral Nascimento, o momento é de orgulho, alegria e gratidão. “Esse resultado consolida um reconhecimento ao trabalho que é feito de excelência por cada um de nós: docentes, administrativos, estudantes, terceirizados, e a gestão do campus. Gratidão ao Campus Garanhuns, em especial a coordenação do curso, corpo docente, a reitoria, a Pró-reitoria de Ensino, que nos deu todo apoio para passarmos por esse processo, a CPA do IFPE, esse resultado é de todos nós”.

De acordo com o reitor do IFPE, José Carlos de Sá, o resultado mostra que a instituição cumpre seu papel social que é entregar à sociedade uma educação de alta qualidade. “Quando recebemos uma nota 5, que é o conceito máximo de avaliação, estamos cumprindo com excelência aquilo que a sociedade espera de nós”.

A primeira turma de tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, formada no agreste pernambucano, concluirá o curso ainda nesse semestre com 100% de seus/suas estudantes já atuando no mercado de trabalho, segundo informações do Centro Acadêmico de TADS.