UFRPE e IFPE solicitam apoio a parlamentares para acesso aos novos campi no Cabo

Falta de acesso impede o início das atividades do IFPE Cabo e a retomada das obras do Campus da UFRPE

Os reitores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Marcelo Carneiro Leão e José Carlos de Sá Júnior respectivamente – participaram, nesta quinta-feira (1º), de reunião com representantes da bancada pernambucana no Congresso Nacional. O evento, realizado de maneira remota, teve o objetivo de solicitar apoio dos deputados e senadores na retomada das obras da PE-33, que possibilitará o início das atividades do IFPE e o andamento das obras da UFRPE. Juntas, as duas instituições receberão mais de 22 mil estudantes em cursos técnicos, tecnológicos e bacharelados.

O pleito contou com a presença de cerca de 20 parlamentares e assessores, que se comprometeram a estudar soluções que viabilizem o funcionamento do complexo. Além de possibilitar a oferta de oportunidades educacionais para uma região carente de serviços públicos, os campi beneficiarão empreendimentos já instalados na região e futuros, gerando empregos, renda e fomentando o desenvolvimento do polo.

A PE-33 liga a PE-60 à BR-101, no Cabo de Santo Agostinho.  Sem a rodovia concluída, o acesso às duas estruturas – que estão entre as mais bem projetadas do País – está bloqueado, prejudicando não apenas os estudantes, como também gerando impactos ao desenvolvimento de  Pernambuco.

Localizados no bairro Mercês, os campi, que estão inseridos no Complexo Convida Suape, têm juntos cerca de 67,5 mil m².  No caso do IFPE, toda a estrutura está pronta, sendo necessário apenas o acesso, pela PE 33, para que os estudantes possam usufruir da estrutura, considerada uma das mais bem equipadas e modernas do Brasil. Já a obra da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho da UFRPE está 65% concluída, e, quando pronta, abrigará mais de 20 mil estudantes, em prédio sustentável, com residência estudantil e outros diferenciais.

Os investimentos já realizados nos campi giram em torno de R$ 35 milhões, para o IFPE, e R$  108 milhões para a parte da UFRPE concluída. A PE-33, cuja obra teve início em outubro de 2017, tem 8,7 quilômetros de extensão e custo total estimado em R$ 32,7 milhões. O investimento necessário para o primeiro trecho, de dois quilômetros, da BR-101 até as estruturas educacionais,  é na ordem de R$ 10 milhões.

Reunião VirtualNa reunião, o urbanista Paulo Roberto de Barros e Silva fez uma explanação sobre a relevância das instituições para o polo, que definiu como “âncora educacional de altíssimo padrão de qualidade”. Para o consultor, o acesso aos campi pela PE-33 é a única condição de conectividade para o início da cidade que Suape ainda não possui.

O reitor do IFPE, José Carlos de Sá Júnior, chamou atenção para o fato de que toda a estrutura está pronta e equipada, incluindo laboratórios e outras modernas instalações. “Assim que houver acesso, vamos começar a funcionar, podendo mais do que dobrar a capacidade de estudantes e abrir novos cursos”, ressaltou.

Também o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, destacou que, sem a construção da via de acesso, não haverá condições de concluir as obras de um campus tão importante quanto o da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, também conhecido como Campus das Engenharias. “Esses equipamentos educacionais são patrimônio do Estado e vão oferecer educação pública, de qualidade e inclusiva para milhares de pessoas”, sublinhou. O vice-reitor, Gabriel Rivas, apresentou o status das obras e pediu apoio para que esse complexo educacional fundamental para Pernambuco venha a funcionar.

Para os líderes da bancada pernambucana, deputados Augusto Coutinho e Wolney Queiroz, independentemente de partidos e posições políticas, haverá uma mobilização dos parlamentares para a solução do acesso aos campi. “Quando se trata de Pernambuco, a gente se une, principalmente em torno de uma obra tão importante, cuja dimensão passamos a conhecer ainda melhor hoje”, afirmou Coutinho.

IFPE

O campus do Cabo de Santo Agostinho do IFPE, pronto para ser inaugurado, possui mais de 12 mil metros quadrados de área construída, divididos entre 2 blocos de salas de aula com 30 ambientes, 2 blocos de laboratórios com 24 ambientes, biblioteca central com salão amplo, 3 salas de estudo, 1 sala de vídeo para 40 pessoas, creche projetada para atender, em parceria com o município, até 56 crianças de 0 a 6 anos, auditório central para 439 pessoas, além de bloco administrativo, bloco acadêmico, miniauditório, ampla área de convivência e ginásio poliesportivo.

Cerca de 1500 estudantes serão atendidos por uma estrutura moderna, bem equipada e pronta para promover educação pública de alta qualidade.

UFRPE

A Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA-UFRPE) iniciou as atividades em 2014, com a oferta de 5 cursos de engenharia: Civil, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica e de Produção. A Unidade – que funciona atualmente num prédio alugado, com 3 mil estudantes – tem um conceito inovador em sua proposta pedagógica, na qual os estudantes têm contato com empresas parceiras desde o início de sua formação e podem escolher entre os diplomas de tecnólogo ou bacharel.

Quando estiver em pleno funcionamento, a sede definitiva da UACSA poderá abrigar mais de 20 mil estudantes, numa estrutura equipada com biblioteca, auditório, residências estudantis, restaurante universitário, entre outros espaços, com moderno sistema de reaproveitamento hidráulico e sustentabilidade nas estruturas e serviços.