Início do conteúdo

Últimos dias da submissão de propostas para os seminários on-line de Agroecologia e de Educação do Campo

Interessados podem submeter trabalho, minicurso ou oficina até 15/05. Evento é gratuito e aberto ao público em geral.


Seguem abertas, até o dia 15 de maio, as submissões de propostas de trabalhos, minicursos ou oficinas para o IV Seminário de Agroecologia e o III Seminário de Educação do Campo do IFPE. Os eventos são promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext) do IFPE, e acontecem entre os dias 15 e 17 de junho, de forma virtual, no canal do IFPE no Youtube. O evento é gratuito e aberto a todo o público. As inscrições gerais também continuam abertas e podem ser feitas até o início dos seminários.

Realizado desde 2018, o evento é promovido em conjunto com diferentes entidades, reunindo pesquisadores, assentados, indígenas, quilombolas, professores, pescadores, extensionistas rurais, posseiros, agricultores familiares, trabalhadores rurais e todos os demais interessados em discutir as temáticas abordadas. Neste ano, o tema será “Diálogos entre agroecologia e educação do campo: caminhos para o enfrentamento à pandemia”. Na programação haverá rodas de diálogo para a apresentação de trabalhos científicos e relatórios de experiência popular e científica, além de minicursos, mesas redondas e transmissão de filmes.

Os seminários contarão com a presença de nomes de referência, como Mônica Molina (UNB),pensadora e militante da educação do campo do país; Roseli Caldart (MST), militante do MST e formuladora da educação do campo; Luiz Carlos de Freitas (UNICAMP), professor que discutirá a educação e os perigos de sua dominação pelo capital; Negro Bispo – Quilimbola do Piauí, mestre de saberes tradicionais; Célia Vendramini (UFSC), professora que discute, em diálogo com os movimentos do campo, temáticas referentes à educação do campo, à agroecologia e às migrações; Marise Ramos (UFF/Fiocruz), pesquisadora das questões da educação como integralidade de conhecimentos e relacionada às necessidades dos que vivem do trabalho; Plácido Júnior (CPT), agente de pastoral da Comissão Pastoral da Terra, geógrafo, e militante das causas agroecológicas e da reforma agrária, entre outros.

De acordo com André Luís Pereira, Coordenador de Extensão Rural do IFPE, o diálogo entre os saberes é a principal marca dos seminários, que são executados e pensados com as mãos da academia e com as mãos dos camponeses e povos originários e tradicionais. “Essa maneira de construir o evento faz com que as discussões realizadas nos seminários reflitam os anseios e as necessidades destes povos, contribuindo como instrumento de fortalecimento dos territórios do campo. Também mostra o compromisso do IFPE em fazer educação de forma integral, relacionando o ensino, a pesquisa e a extensão às necessidades de segmentos populacionais historicamente relegados à marginalidade”, destaca André.

>>> Para se inscrever, submeter propostas e conferir a programação completa, acesse o site do evento: https://www.even3.com.br/educagroifpe2021/

Fim do conteúdo