Início do conteúdo

Entenda os níveis e as modalidades de ensino


https://www.ifpe.edu.br/o-ifpe/ensino/cursos/entenda-os-niveis-e-as-modalidades-de-ensino

A educação brasileira está dividida em dois níveis de Ensino, conforme artigo 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB):

I – Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio)
No caso do IFPE, a Educação Profissional Técnica é oferecida em articulação com o Ensino Médio.

II – Ensino Superior
Os cursos superiores podem ser de Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura.

– Cursos Superiores de Tecnologia – São cursos de formação tecnológica que possuem características especiais por serem cursos de graduação mais curtos com foco em uma área específica do conhecimento, visando atender os arranjos produtivos do mundo do trabalho.

– Cursos Superiores de Bacharelado – São cursos que habilitam o profissional para atuar no exercício de atividade acadêmica ou profissional, considerando um determinado campo do saber, porém não o habilitam para o magistério.

– Cursos de Licenciatura – São cursos que habilitam o profissional para atuar no magistério da Educação Básica em diversas áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagem e seus Códigos).

 FORMAS DE ARTICULAÇÃO

A Educação Profissional Técnica de nível Médio pode ser desenvolvida nas seguintes formas:

Articulada ao Ensino Médio na forma Integrada – Oferecida somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno. A certificação do estudante está condicionada mediante à conclusão total do curso.

Concomitante – Desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade, para execução de projeto pedagógico unificado.

Subsequente – Cursos de formação técnica para quem já concluiu o Ensino Médio.

MODALIDADE

 Presencial – Modalidade de ensino tradicional em que o estudante frequenta as aulas na unidade de ensino do IFPE.

Educação a Distância – Modalidade do Ensino que permite uma flexibilidade de aprendizado, através de aulas a distância, além de encontros presenciais, apoiados em ferramentas tecnológicas de informação e comunicação.

Jovens e Adultos – Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo também a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura. Recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada, por qualquer motivo.

Última atualização em 10/08/2023

Fim do conteúdo