Você está aqui: Página Inicial > O IFPE > Gestão de Pessoas > Saúde do Servidor

SIASS

por 2061055 publicado 06/12/2017 13h04, última modificação 19/07/2021 15h02

SOBRE O SIASS

 

 

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal – SIASS foi instituído pelo decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009, do então Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), atual Ministério da Economia.

O SIASS tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial médica e odontológica e promoção, prevenção e acompanhamento da saúde e da segurança do trabalho.

A unidade SIASS IFPE foi instituída no dia 15 de julho de 2015. Está vinculada ao Departamento de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida – DDQV da Diretoria de Gestão de Pessoas - DGPE.

O SIASS IFPE funciona no Campus Recife, de 8h às 12h e 13h às 17h, com recepção de atestados, agendamento e realização de perícias médicas e odontológicas, atendimento psicológico, promoção de atividades educativas no âmbito da saúde e da segurança do trabalho, na perspectiva do cuidado integral em saúde.

O Campus Pesqueira conta com dois servidores do SIASS, um perito médico e uma técnica em enfermagem, acolhendo as demandas de perícia médica singular dos campi Pesqueira, Garanhuns, Caruaru, Belo Jardim e Afogados da Ingazeira. O horário de atendimento é de 8h às 12h e 13h às 17h.

PROTOCOLO DE AÇÕES PARA RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS

01 PROCEDIMENTOS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS 02 CONFECÇÃO, USO E HIGIENIZAÇÃO DE MÁSCARAS DE TECIDO 03 ORIENTAÇÕES PARA TRABALHO EM HOME OFFICE
04 PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES SANITIZANTES PARA DESINFECÇÃO DE AMBIENTES 05 RESIDÊNCIAS DE SERVIDORES, ESTUDANTES E FUNCIONÁRIOS 06 RISCOS DE ACIDENTES NO USO DE ÁLCOOL EM GEL E ÁLCOOL LÍQUIDO 70%
07 PESSOAS COM SUSPEITAS DE SINTOMAS DA COVID-19 08 ORIENTAÇÕES PARA COLOCAÇÃO E RETIRADA DE EPIs 09 SANITIZAÇÃO DE AMBIENTES DO IFPE COM SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO
10 DIRETRIZES PARA A PREPARAÇÃO DOS LOCAIS DE TRABALHO 11 RECOMENDAÇÕES PARA O RETORNO DAS BIBLIOTECAS DO IFPE 12 DESCARTE DE MÁSCARAS USADAS
13 GUIA ALIMENTAR PARA O PERÍODO DE PANDEMIA 14 SAÚDE MENTAL 15 DIRETRIZES PARA OS REFEITÓRIOS
16 DIRETRIZES PARA ALOJAMENTOS E SEMI-ALOJAMENTOS 17 DIRETRIZES PARA OBRAS 18 VISITAS TÉCNICAS, ATIVIDADES EXTERNAS E ESTÁGIOS PARA ESTUDANTES E SERVIDORES
19 FROTA OFICIAL E TRANSPORTE ESCOLAR 20 ENTRADA NO CAMPUS

21 COMPORTAMENTO E POSICIONAMENTO DE ALUNOS FORA DE SALA DE AULA

22 ESTÁGIOS PARA DISCENTES 24 ORIENTAÇÕES PARA REGISTRO DO PONTO BIOMÉTRICO

 25 MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

 

DOCUMENTOS E PUBLICAÇÕES

 

EQUIPE TÉCNICA

 

Amauri Cesar de Oliveira

Técnico em Segurança do Trabalho

 

Anderson Leonardo Santana da Silva

Técnico em Segurança do Trabalho

 

Elisabeth Guedes Silva de Morais

Nutricionista

 

Ezron Maia Emídio

Médico Psiquiatra

(Campus Pesqueira)

 

Flávio César Pereira

Médico do trabalho

 

Geórgia Ferreira da Silva Bandeira

Nutricionista

 

Gercica Cristina Gomes de Macêdo

Engenheira de Segurança do Trabalho

Gerlane Lúcia da Silva

Enfermeira

 

José Antônio Leal Barreto da Rocha Filho

Médico Psiquiatra

 

José Eulálio Duarte Cabral Neto

Assistente em Administração

 

Líbina Oliveira dos Santos Silva

Técnica em Enfermagem

(Campus Pesqueira)

 

Mônica Montenegro

Médica do trabalho

 

Pollyanna Ximenes Oliveira Bezerra

Engenheira de Segurança do Trabalho

 

Raiza Maciel de Melo
Assistente em Administração

 

Rodrigo Gomes de Oliveira

Médico psiquiatra

 

Taciana Halliday Pimentel

Psicóloga 

Tathyanna Kelly de Macêdo Furtado de Oliveira
Técnica em Segurança do Trabalho

 

 AÇÕES DESENVOLVIDAS EM 2021 

 

SETOR DE ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO-SEST:

JANEIRO

Apresentação dos protocolos do plano de contingência e orientação para adequação dos ambientes/atividades para o retorno seguro do trabalho presencial:

14.01 - Apresentação dos Protocolos para os campi Olinda, Reitoria e Recife.

19.01 - Apresentação dos Protocolos para os campi Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira e Paulista

21.01 - Apresentação dos Protocolos para os campi Vitória de Santo Antão e Belo Jardim.

26.01 - Apresentação dos Protocolos para os campi Caruaru, Garanhuns, Ipojuca e Palmares.

28.01 - Apresentação dos Protocolos para os campi Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Pesqueira e Jaboatão dos Guararapes.

FEVEREIRO

25.02 - Palestra Online: Prevenção à LER/DORT.

MARÇO

23.03 - Cartaz online informativo: Divulgação Canal de Ergonomia.

29.03 - Artigo informativo online: MMS: NR 01 e sua importância.

ABRIL

07.04 - Realização de oficina online na Semana Pedagógica campus Olinda: Noções práticas de Ergonomia para o trabalho remoto.

14.04 - Realização de oficina online na Semana Pedagógica campus Ipojuca: Noções práticas de Ergonomia para o trabalho remoto.

29.04 – Palestra online: Abril Verde (Em memória às vítimas de acidentes do trabalho).

 

SEÇÃO DE VALORIZAÇÃO DE PESSOAS E PROMOÇÃO DA SAÚDE – SEVAP:

NUTRIÇÃO

JANEIRO

Publicação de e-mail marketing com o tema: “Quero adotar uma alimentação vegetariana, mas como faço”.

FEVEREIRO

Palestra on-line com o tema: “Conhecendo a alimentação vegetariana”.

MARÇO

Publicação de texto site do IFPE e e-mail marketing com o tema: Obesidade, uma doença silenciosa

ABRIL

Palestra on-line da equipe SEVAP com o tema: Eu escolho ser saudável

 

PSICOLOGIA

JANEIRO

Apresentação dos protocolos de segurança do Plano de Contingência do IFPE para todos os campi

FEVEREIRO

Ação sobre Gestão de Conflitos e Comunicação não Violenta com docentes do campus Olinda

MARÇO

  • Ação do Dia da Mulher no CETENE (Órgão com Cooperação Técnica com o IFPE)
  • Roda de Conversa sobre “Saúde Mental em tempos de pandemia” (Campus Igarassu)
  • Roda de Conversa com Gestores do IFPE referente a saúde mental
  • Roda de Conversa: Como manter a saúde mental na continuidade da pandemia? (Campus Pesqueira)
  • Palestra: Ansiedade e Depressão - Como gerenciar o estresse na pandemia (Campus Paulista)

ABRIL

  • Palestra na Oficina de Técnica de Atenção Plena (Mindfulness) ministrada no Encontro Pedagógico do Campus Cabo de Santo Agostinho
  • Palestra na Oficina de Técnica de Atenção Plena (Mindfulness) ministrada no Encontro Pedagógico do Campus Barreiros
  • Palestra on-line da equipe SEVAP com o tema: Eu escolho ser saudável

 

 
 AÇÕES DESENVOLVIDAS EM 2020 

 

SETOR DE ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO-SEST:


JUNHO

Oficina de Ergonomia

Dia: 23/06/2020: 31 participantes

 

JULHO E AGOSTO

Programa de Ergonomia no Home Office:

1° encontro:

Palestra do dia 23/07/2020: 18 participantes.

Palestra do dia 30/07/2020: 17 participantes.

 

2° encontro:

Palestra do dia 06/08/2020: 11 participantes.

Palestra do dia 13/08/2020: 19 participantes.

 

3° encontro:

Palestra do dia 01/10/2020: 14 participantes.

 

2º SEMESTRE

Canal de Ergonomia

Tivemos 11 solicitações de dicas de melhorias.

 

NOVEMBRO E DEZEMBRO

Curso de Atenção à Ergonomia

- Aula 1 - 30/11/2020: 8 participantes.

- Aula 2 - 01/12/2020: 7 participantes.

 

SEÇÃO DE VALORIZAÇÃO DE PESSOAS E PROMOÇÃO DA SAÚDE – SEVAP:

NUTRIÇÃO


MARÇO

12.03.20

Palestra presencial no campus Cabo de Santo Agostinho

Tema: Aspectos Nutricionais na Síndrome Pré-Menstrual na semana da mulher

 

ABRIL

15.04.20

Divulgação de artigo via e-mail marketing

Tema: Padrão alimentar associado à qualidade do sono

 

JUNHO

16.06.20

Webpalestra – Edição 1

Tema: Alimentação com saúde e segurança em tempos de Covid- 19

 

JULHO

01.07.20

Webpalestra – Edição 2

Tema: Alimentação com saúde e segurança em tempos de Covid- 19

 

AGOSTO

04.08.20

Divulgação de artigo via e-mail marketing

Tema: Lanches Saudáveis no Home Office

 

SETEMBRO

01.09.20

Webpalestra

Tema: Lanches Saudáveis no Home Office

 

OUTUBRO

09.10.20

Divulgação de artigo via e-mail marketing

Tema: Conhecendo o Guia Alimentar para a População Brasileira

 

NOVEMBRO

25.11.20

Webpalestra

Tema: Aplicando as Orientações do Guia Alimentar nas Festividades de Final de Ano

 

PSICOLOGIA


Palestra on-line:

“Cuidados com a de saúde mental no período de distanciamento social”

Facilitadores: Taciana e Rodrigo

ABRIL

15/04 – Campus Jaboatão

MAIO

15/05 – Campus Recife (Grupo de assistentes de alunos)

22/05 – Campus Caruaru

28/05 – Campus Palmares

JUNHO

01/06 – DGPE e SIASS (Reitoria)

05/06 – Campus Recife

10/06 – Campus Garanhuns

11/06 – Campus Cabo

15/06 – Campus Olinda

16/06 – Campus Ipojuca

19/06 – Campus Pesqueira

25/06 – Campus Afogados

26/06 – Campus Jaboatão

29/06 – Campus Vitória

JULHO

02/07 – Campus Abreu e Lima

23/07 – Reitoria

AGOSTO

04/08 – Campus Pesqueira (Tema: Cuidado com a saúde mental no retorno às atividades)

18/08 – Campus Jaboatão (Semana de recepção aos docentes para início das aulas remotas) – Fala inicial na reunião, para dar mensagem de “boas vindas” aos docentes no início das aulas remotas

NOVEMBRO

23/11 e 24/11 – Curso de capacitação em Comunicação não violenta para Gestão de Pessoas


 >> Ações do SIASS em anos anteriores