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Professores do IFPE criam rede colaborativa sobre ensino de inglês
Após uma imersão de dois meses em colleges norte-americanos, um grupo formado por nove professores do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) trabalha para formar uma ampla rede de docentes de língua inglesa da rede pública em Pernambuco. A proposta foi apresentada na segunda-feira (12) à reitora Anália Ribeiro e inclui a criação de uma plataforma digital para compartilhamento de experiências, leituras e informações.
O grupo já iniciou o processo de recrutamento, oferecendo a primeira oficina de capacitação para professores da rede estadual e municipal de Caruaru. A iniciativa tem por objetivo compartilhar práticas e técnicas pedagógicas apreendidas pela equipe durante o intercâmbio nos Estados Unidos. As oficinas serão realizadas nos 16 municípios que abrigam campi do IFPE.
“Queremos que essa agenda de capacitação se torne uma constante. As oficinas são uma forma de compartilharmos a experiência que tivemos nos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, mobilizar professores de toda a rede pública para participar da rede”, explicou o professor Ivo Félix do IFPE – Campus
Em janeiro deste ano, os docentes do IFPE se juntaram a um grupo de 66 professores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e embarcaram para os Estados Unidos para participar da capacitação oferecida pela Capes/Setec em parceria com o Community College Consortium. Com base no nível de inglês e na experiência profissional, os participantes se dividiram em duas turmas: uma no Northern Virginia Community College (NOVA), próximo a Washington, e outra no City College of San Francisco, na Califórnia.
Entre os objetivos da capacitação, estavam o domínio das habilidades linguísticas, o compartilhamento de novas práticas de ensino e o estímulo ao uso de novas tecnologias no processo de formação continuada. “Esse tipo de oportunidade ajuda a oxigenar o processo de internacionalização do Instituto. Os professores que retornam do programa atuam como multiplicadores. Queremos que mais estudantes e servidores participem desse tipo de programa e, por isso, é tão importante o estudo de línguas estrangeiras. A maioria desses editais exigem esse exame de proficiência”, afirma a assessora de relações internacionais do IFPE, Jussara Pimentel.
Em janeiro do próximo ano, cinco professores do Instituto participarão de uma nova etapa do programa junto com a comitiva nacional.