Você está aqui: Página Inicial > Reitora do IFPE assina protocolo de atuação em relação às ocupações estudantis

Reitora do IFPE assina protocolo de atuação em relação às ocupações estudantis

Proposto pelo Ministério Público Federal, documento foi assinado pelos diretores gerais dos campi ocupado e por representantes de outras instituições
por publicado: 28/11/2016 19h24 última modificação: 28/11/2016 20h15
Exibir carrossel de imagens O protocolo reforça o caráter democrático de reunião e manifestação dos estudantes

A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Anália Ribeiro, assinou, nesta segunda-feira (28), o protocolo que define o modelo de atuação interinstitucional em relação às ocupações estudantis das instituições federais de ensino no estado. A assinatura foi realizada na sede da Procuradoria da República de Pernambuco, em conjunto com os diretores gerais dos campi ocupados (Barreiros, Cabo, Belo Jardim, Vitória e Olinda) e representantes de outras instituições, tais como a UFPE, UFRPE, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública, a Política Militar e a Frente dos Juristas pela Democracia.

=> Acesse a íntegra do documento

A iniciativa partiu do MPF, que convocou as instituições a definirem coletivamente as linhas de ação em relação às ocupações dos estudantes. O documento firma o compromisso de se buscar soluções consensuais e o uso de meios não violentos para resolver a questão. O protocolo parte do pressuposto de que as ocupações se inserem num contexto de exercício de direitos constitucionais de reunião e de livre manifestação, além de representar a participação democrática dos principais destinatários das políticas em discussão, como a PEC 55 e a Reforma do Ensino Médio.

Um dos compromissos firmados é de tratar as ocupações como um "evento político-constitucional" e não "criminal, o que não exclui a eventual apuração no caso de eventuais práticas ilícitas. Também ficou estabelecido que a negociação e o diálogo entre estudantes - ocupantes ou não - e os profissionais das instituições deverá ser priorizado.

“As ocupações são uma questão nova e se observou que cada instituição estava agindo de uma forma diferente ou com dificuldade de encarar o problema que realmente exige habilidade da administração, partindo do pressuposto de que ali não estão marginais, mas estudantes e que não estão sendo necessariamente praticados crimes. O que se recomenda é que as soluções sejam realizadas consensualmente, priorizando sempre o diálogo e a relação estudante e instituição de ensino”, afirmou a Procuradora da República, Mona Lisa Duarte.

O protocolo frisa, por exemplo, que “os signatários se comprometem a não se valer de meios de coação, visando à desocupação sem ordem judicial, tais como: corte de água, de energia, impedir entrada de alimentos, utilização de sinais sonoros, etc". Ao mesmo tempo, destaca a necessidade de se “priorizar o máximo possível a compatibilidade entre o direito de livre manifestação dos estudantes e o respeito a funcionalidades dos prédios ocupados”.

De acordo com a reitora do IFPE, Anália Ribeiro, o protocolo é fundamental para balizar os procedimentos relacionados a essa situação que, segundo ela, é “nova para todos. “O protocolo é um instrumento de caráter jurídico extremamente importante para que a gente possa ter meios, como instituição, de fazer as mediações desses eventos politico-constitucionais e transformar isso num momento de aprendizado, conferindo um caráter pedagógico para a instituição e todas as pessoas envolvidas”, avaliou.

A reitora estava acompanhada do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, André Menezes e dos diretores gerais Adalberto Arruda (Campus Barreiros), Daniel Assunção (Campus Cabo), Francisco das Chagas (Campus Belo Jardim), Mauro França (Campus Vitória) e Luciana Padilha (Campus Olinda). Todos esses diretores, cujos campi registram, atualmente, ocupações estudantis, também assinaram o documento. Desde o início, órgãos como o MPF e a Defensoria Pública estão acompanhando as ocupações e os processos de negociação a fim de viabilizar soluções pacíficas. Seguindo as diretrizes do protocolo interinstitucional, o IFPE também designou uma equipe para acompanhar de perto a questão e fazer a interlocução com os estudantes.

registrado em: , , , , , ,