Início do conteúdo

Aberto novo ciclo do edital para participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

As inscrições vão de 06 a 15 de março


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGPE), abre o novo ciclo do Edital nº 62/2022, que regulamenta o processo para participação em programa de Pós-graduação Stricto Sensu e estudo no país ou no exterior para o período de janeiro a junho de 2023. A participação na seleção é um dos requisitos para os servidores que pretendem solicitar afastamento com esse intuito. O documento estabelece as regras tanto para servidores docentes quanto para os técnico-administrativos. As inscrições podem ser realizadas de 06 a 15 de março.

Para participar, o servidor deverá pertencer ao quadro de pessoal efetivo do IFPE, não estar cumprindo o pedágio do tempo que esteve afastado para ação de capacitação Stricto Sensu, não ter se afastado por licença para tratar de assuntos particulares e para gozo de licença capacitação nos dois anos anteriores à data da solicitação de afastamento, no caso dos programas de mestrado e doutorado, e nos quatro anos anteriores à data da solicitação de afastamento, no caso dos programas de pós-doutorado. Deverá ser observado também se há previsão de afastamento no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) e se o projeto de pesquisa a ser desenvolvido durante o afastamento está alinhado à área de competências da sua unidade de exercício; à área de atribuição do cargo efetivo; ou ao cargo em comissão ou a função de confiança do candidato. Para os servidores técnico-administrativos, é necessário estar em exercício no cargo no IFPE há pelo menos três anos para mestrado e quatro anos para doutorado ou pós-doutorado, incluído o período de estágio probatório.

As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Florescer. Após acessar o sistema, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição, que será validada pela Coordenação de Gestão de Pessoas (CGPE) do respectivo campus ou reitoria, e  comprovante de aprovação em programa de pós-graduação stricto sensu no país ou no exterior. Os servidores que possuem duas matrículas na instituição deverão optar por apenas uma no ato da inscrição. Os dados relativos à inscrição não poderão ser alterados após a confirmação dos mesmos no sistema.

Será destinado um total máximo de vagas equivalente a 10% do quadro docente de cada campus para o ano de janeiro a junho de 2023, desde que não haja comprometimento à oferta de aulas no eixo profissional por meio da redistribuição de aulas entre os pares. Já para o quadro técnico-administrativo de cada campus ou Reitoria, será ofertado um total de vagas equivalente ao percentual máximo de 10% do quadro para o período de janeiro a junho de 2023, tendo como critério para a utilização da vaga a assunção das atividades do servidor afastado pelos seus pares no setor de lotação.

O servidor aprovado tem o prazo máximo de dez dias consecutivos após a homologação do resultado final para protocolar a solicitação de afastamento, observando o horário de funcionamento do setor de Protocolo.

Confira o cronograma completo do novo ciclo: 

 Ciclo 2 – MARÇO/2023 

Inscrições: 6 a 15/3/2023
Análise das inscrições: 16 a 20/03/2023
Resultado preliminar: 21/03/2023
Interposição de recursos: Até as 20h de 22/03/2023
Análise dos recursos: 23 e 24/03/2023
Resultado Final e homologação: 28/03/2023

Para mais informações, acesse aqui o edital.

Para esclarecer dúvidas, o/a servidor/a pode entrar em contato com a CGPE do seu respectivo Campus/Reitoria. 

Fim do conteúdo