Início do conteúdo

SIASS promove Programa de Monitoramento Ergonômico no Home Office

Servidores interessados podem se inscrever até o dia 22 de julho


Visando orientar os servidores sobre os ajustes e adequações necessários para o trabalho remoto, modelo esse adotado diante da pandemia da COVID-19 e da suspensão temporária das atividades presenciais no IFPE, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) irá iniciar, neste mês de julho, o Programa de Monitoramento Ergonômico no Home Office. O programa tem como objetivo ser um canal para tirar dúvidas e orientar os servidores, usando os princípios da Ergonomia, de maneira a proporcionar melhorias no seu trabalho e apresentar formas de proteção articular e muscular para prevenção de dores e desconfortos físicos.

Os encontros serão realizados segundo esse cronograma:

23/07/2020 e 30/07/2020 (14h às 15h30): Encontros para Orientação Ergonômica no Home Office (serão dadas orientações ergonômicas práticas baseadas nos três domínios da Ergonomia: física, cognitiva e organizacional).

06/08/2020 (9h às 10h30) e 13/08/2020 (14h às 15h30): Encontros sobre mecanismos de proteção articular e muscular no Home Office e exercícios de ginástica laboral (serão abordadas orientações sobre os efeitos deletérios das posturas inadequadas e como evitar a LER/DORT, bem como serão propostos exercícios de ginástica laboral).

Os encontros serão realizados por meio do Google Meet e facilitados por Tathyanna Furtado, Técnica de Segurança do Trabalho do SIASS e especialista em Ergonomia. A ginástica laboral será realizada por Ameliane Reubens, educadora física e representante do SIASS no campus Cabo de Santo Agostinho.

As inscrições serão realizadas por meio do e-mail do SIASS (siass@reitoria.ifpe.edu.br). Os interessados devem enviar e-mail até o dia 22/07, informando o desejo em participar do programa.

Canal de Melhorias Ergonômicas – O programa oferece, ainda, um Canal de Melhorias Ergonômicas, por meio do qual os servidores poderão buscar orientações ergonômicas de forma individualizada e aplicada à sua realidade. Para isso, deverão enviar fotos ou vídeos do seu atual posto de trabalho para análise e sugestão de melhorias da equipe de Segurança do Trabalho do SIASS para o e-mail: siass@reitoria.ifpe.edu.br.

Fim do conteúdo