Você está aqui: Página Inicial > O IFPE > Ensino > Enad

Enade

por Etiene Costa publicado 09/12/2015 18h35, última modificação 08/03/2016 18h39

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superiores (Sinaes) e tem como objetivo medir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e competências previstas nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação. 

A cada ano o Ministério da Educação define as áreas dos cursos superiores que serão avaliadas. Após a escolha, todos os estudantes do primeiro ano (ingressantes) e do último ano (concluintes) dos cursos indicados pelo Ministérios devem realizar a prova na data, horário e local definidos. Como o Enade se constitui em componente curricular obrigatório, o estudante selecionado que não comparecer ao Exame fica em situação irregular. 

As provas são compostas por 40 questões, sendo 10 de formação geral e 30 de conhecimentos específicos. Ambas as partes contém questões discursivas e de múltipla escolha. Além da prova, o Enade também inclui um questionários de impressões sobre o Exame, um questionário para o estudante e outro para o coordenador do curso. 

Desde 2004, os cursos superiores do IFPE participam do Enade. A edição mais recente, em 2015, permitiu avaliar o curso de Design Gráfico. Já em 2014, foram avaliados os cursos de Engenharia Civil (Campus Recife), Engenharia Mecânica (Campus Caruaru), Licenciatura em Química (Campus Barreiros,Ipojuca e Vitória), Licenciatura em Física (Campus Pesqueira), Licenciatura em Matemática (EaD e Campus Pesqueira), Licenciatura em Geografia (Campus Recife e EaD), Licenciatura em Música (Campus Belo Jardim), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Campus Recife). 


=> Para conferir os relatórios de avaliação produzidos a partir do Enade, além de outras informações sobre o exame. acesse o Portal do Inep

=> Acesse a lista de cursos do IFPE que já foram submetidos ao Enade