Início do conteúdo

Enad


https://www.ifpe.edu.br/o-ifpe/ensino/enad

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superiores (Sinaes) e tem como objetivo medir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e competências previstas nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação. 

A cada ano o Ministério da Educação define as áreas dos cursos superiores que serão avaliadas. Após a escolha, todos os estudantes do primeiro ano (ingressantes) e do último ano (concluintes) dos cursos indicados pelo Ministérios devem realizar a prova na data, horário e local definidos. Como o Enade se constitui em componente curricular obrigatório, o estudante selecionado que não comparecer ao Exame fica em situação irregular. 

As provas são compostas por 40 questões, sendo 10 de formação geral e 30 de conhecimentos específicos. Ambas as partes contém questões discursivas e de múltipla escolha. Além da prova, o Enade também inclui um questionários de impressões sobre o Exame, um questionário para o estudante e outro para o coordenador do curso. 

Desde 2004, os cursos superiores do IFPE participam do Enade. A edição mais recente, em 2019, permitiu avaliar os cursos de Engenharia Civil (Campus Recife), Engenharia Mecânica (Campus Caruaru), Agronomia (Campus Vitória de Santo Antão), Enfermagem (Campus Pesqueira), Gestão Ambiental (Campus Recife e EaD) e Radiologia (Campus Recife). Em 2018 foi possível avaliar o curso de Dsigner Gráfico (Campus Recife).

Já em 2017 foram avaliados os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Campus Recife), Engenharia Civil (Campus Recife), Engenharia Mecânica (Campus Caruaru), Licenciatura em Matemática (Campus Pesqueira e EaD), Licenciatura em Geografia (Campus Recife e EaD), Licenciatura em Química (Campus Vitória de Santo Antão, Ipojuca e Barreiros), Licenciatura em Música (Campus Belo Jardim) e Licenciatura em Física (Campus Pesqueira).

Em 2016 foram avaliados os cursos de Agronomia (Campus Vitória de Santo Antão), Enfermagem (Campus Pesqueira), Gestão Ambiental (Campus Recife e EaD) e Radiologia (Campus Recife).

Em 2015 foi avaliado o curso de Design Gráfico (Campus Recife), e em 2014, foram avaliados os cursos de Engenharia Civil (Campus Recife), Engenharia Mecânica (Campus Caruaru), Licenciatura em Química (Campus Barreiros ,Ipojuca e Vitória), Licenciatura em Física (Campus Pesqueira), Licenciatura em Matemática (EaD e Campus Pesqueira), Licenciatura em Geografia (Campus Recife e EaD), Licenciatura em Música (Campus Belo Jardim), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Campus Recife). 

 


=> Para conferir os relatórios de avaliação produzidos a partir do Enade, além de outras informações sobre o exame. acesse o Portal do Inep

=> Acesse aqui a lista de cursos do IFPE que já foram submetidos ao Enade

Última atualização em 10/08/2023

Fim do conteúdo