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Fóruns

por Carlos Domingos publicado 09/12/2015 18h35, última modificação 22/02/2016 10h34

1. Fórum Permanente de Políticas de Acesso, Permanência e Êxito (PROIFPE)

Composição: representantes da Reitoria e de todos os campi do IFPE que atuam no programa.

Objetivo: discutir coletivamente as ações de acesso, permanência e êxito do PROIFPE, compartilhando experiências.

 

2. Fórum Permanente de Pedagogia:

Composição: constituído por todos os Pedagogos e Pedagogas do IFPE que estejam atuando nas Políticas Educacionais e Processos Educativos dos campi.

Objetivo: socialização das ações desenvolvidas por profissionais que ocupam o cargo de Pedagoga (o) e de Técnico em Assuntos Educacionais com formação em pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, assim como, desenvolver ações que visem a sistematização oficial dos trabalhos pedagógicos nos Campi, contribuindo com o fortalecimento da identidade profissional.

 

3. Fórum Permanente de Bibliotecários:

Composição: constituído por todos os bibliotecários do IFPE.

Objetivo: promover a unidade e harmonia das atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais do IFPE, voltadas para a coleta, tratamento, armazenagem, recuperação e disseminação de informações, para o apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão.

 

4. Fórum Permanente das Licenciaturas:

Composição: Coordenadores dos Cursos de Licenciatura, um representante do Núcleo Docente Estruturante de cada Curso de Licenciatura, um representante docente do Colegiado de cada Curso de Licenciatura, um representante da Comissão Própria de Avaliação, um representante discente de cada Curso de Licenciatura, os coordenadores do PARFOR, os coordenadores do PIBID, um representante da Assessoria Pedagógica de cada Campus, um representante das Pró-Reitorias de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, um representante da Diretoria de Assistência ao Estudante, um representante de estudante egresso dos Cursos de Licenciaturas, um representante do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado de Pernambuco, o Coordenador Geral do Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério de Educação Básica no âmbito do IFPE.

Objetivo: discutir, planejar e propor políticas e ações de desenvolvimento para o ensino, pesquisa e extensão no âmbito das Licenciaturas nas modalidades presencial e à distância.

 

5. Fórum Permanente do Ensino Tecnológico e Bacharelado:

Composição: : Coordenadores dos Cursos de Tecnologia e Bacharelado, um representante do Núcleo Docente Estruturante de cada Curso de Tecnologia e Bacharelado, um representante docente do Colegiado de cada Curso de Tecnologia e Bacharelado, um representante da Comissão Própria de Avaliação, um representante discente de cada Curso de Tecnologia e Bacharelado, um representante da Assessoria Pedagógica de cada Campus, um representante das Pró-Reitorias de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, um representante da Diretoria de Assistência ao Estudante, um representante de estudante egresso dos Cursos de Tecnologia e Bacharelado.

Objetivo: discutir, planejar e propor políticas e ações de desenvolvimento para o ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos Cursos de Tecnologia e Bacharelado do IFPE.

 

6. Fórum Permanente do PROEJA:

Composição: um representante das Pró-Reitorias de Ensino, de Pesquisa, de Extensão e de Desenvolvimento Institucional, um representante da Diretoria de Assistência ao Estudante, Coordenadores do PROEJA (um por campi), um docente que atue no PROEJA (um por campi), um pedagogo por campi, um Técnico em Assuntos Educacionais por campi, dois discentes do PROEJA por campi, um representante da EaD.

Objetivo: ser um espaço de reflexões e ações voltados para a definição de políticas institucionais comprometidas com fortalecimento dessa modalidade de ensino e pautará sua atuação numa perspectiva libertadora e cidadã, compreendendo a Educação de Jovens e Adultos – EJA, como aprendizagem ao longo da vida, superando o caráter compensatório e de suplência que a definiu historicamente.

 

7. Fórum Permanente do Ensino Técnico de Nível Médio:

Composição: Coordenadores ou docentes dos cursos técnicos, um representante discente por Campus, preferencialmente um representante do Grêmio Estudantil, um representante da Assessoria Pedagógica de cada Campus, um representante das Pró-Reitorias de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, um representante da Diretoria de Assistência ao Estudante, um representante de estudante egresso dos Cursos Técnicos.

Objetivo: discutir, planejar e propor políticas e ações de desenvolvimento para o ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos Cursos Técnicos nas modalidades subsequente e integrado.