Você está aqui: Página Inicial > O IFPE > Ensino > Certificação ENCCEJA

Certificação ENCCEJA

por Debora Duque publicado 22/02/2018 14h09, última modificação 22/02/2018 14h12

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos. A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

O Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. No IFPE, é emitida apenas a certificação para o Ensino Médio.

 

Como participar? 

Para pleitear o certificado, é preciso ter  ter 18 anos completos na data de realização da primeira prova do ENCCEJA e ter pontuado, no mínimo, 100 (cem) pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 5 (cinco) pontos na redação. Além disso, o interessado também deve, obrigatoriamente, ter solicitado a certificação via ENCCEJA no ato de inscrição do Exame, indicando o IFPE como Instituição Certificadora.

Todos aqueles que tenham realizado o Encceja Nacional em anos anteriores e não obtiveram média para aprovação na área de conhecimento, poderão inscrever-se novamente no Exame para eliminação do componente curricular desejado, caso tenham interesse.


Como acessar o certificado?

Os certificados de conclusão e as declarações parciais de proficiência serão solicitados e concedidos de forma digital a qualquer tempo, a partir da publicação geral do resultado do Exame. A Proden, responsável pela certificação no IFPE, utilizará o sistema online disponibilizado pelo INEP para acesso aos resultados. Os dados obtidos serão incorporados ao Sistema de Certificação Digital do IFPE 

A certificação do Ensino Médio pelo ENCCEJA de forma digital, no âmbito do IFPE, é válida somente a partir do Exame de 2017. Para certificação referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores, os interessados deverão comparecer em um dos campi da Instituição e abrir processo solicitando a certificação.

=> Para mais informações, consulte o site do Inep 

Editais