Você está aqui: Página Inicial > O IFPE > Ensino > Residência Pedagógica

Residência Pedagógica

por Patrícia Yara Rocha publicado 03/11/2020 14h19, última modificação 16/11/2021 16h54

Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Com isso, o licenciando, na segunda metade do seu curso, inicia sua imersão na escola de educação básica.

 

Objetivo do Programa: O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando, chamado de Residente, na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso.

 

 Atividade do Programa: Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola, chamado de Preceptor, com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

 

Contato institucional: rp@reitoria.ifpe.edu.br

 

Editais

2020

- Edital nº 19/2020Seleção de bolsistas para o programa de residência pedagógica do IFPE com apoio da CAPES/ FNDE / MEC / IFPE

- Edital nº 20/2020Seleção de bolsistas supervisores e preceptores para o programa de residência pedagógica do IFPE com apoio da CAPES/ FNDE / MEC / IFPE 

 

Documentos

Acordo de Cooperação Técnica nº 322/2021 - Acordo de Cooperação Técnica que entre si celebram a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a Universidade Federal de Pernambuco, visando estabelecer a concessão de cotas de bolsas no âmbito do programa Residência Pedagógica.